Casa da Providência

História

A história desta comunidade se confunde com a história de sua fundadora, conhecida como Dona Onélia. Onélia Dalçóquio Baptista nasceu no dia 31 de julho de 1932, foi batizada na Igreja Católica na presença de seus pais e padrinhos, aos 4 anos de idade recebeu o sacramento do Crisma, ela mesma diz que está gravado em sua memória, principalmente a frase que o bispo disse: recebe o Espírito Santo.

No dia 10 de agosto de 1942, na Igreja do Porto Escalvado em Navegantes, recebeu a 1ª Eucaristia e também a fita do Apostolado da Oração, do Sagrado Coração de Jesus. No dia 13 de junho de 1963, casou-se com João Baptista. Tiveram 20 filhos, quatro crianças faleceram em aborto involuntário, duas crianças morreram ainda pequenas. Até o ano de 2010 eram 14 filhos, 9 mulheres e 5 homens.

No dia 29 de maio de 1986, João Baptista faleceu deixando D. Onélia, com 8 filhos e 2 netos em casa. Quando muitos pensavam que ela iria se dedicar somente aos seus filhos e netos, D. Onélia surpreendeu a todos. No dia 10 de agosto de 1989 ela recebe a provisão para ser Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia. Neste mesmo dia D. Onélia colocou- se a disposição da comunidade, para todos que precisassem de alguma ajuda ou até mesmo uma oração. Não sabia D. Onélia o que lhe esperava. Começaram a vir pessoas de todos os lugares da cidade, e também de outras cidades, para receberem oração das mãos dela.

Dona Onélia atendia as pessoas em sua casa, depois de alguns anos com a ajuda do povo e usando de seus recursos pessoais, foi construída a primeira casa de oração, conhecida como Casa de Oração da D. Onélia. No ano de 2001 em uma visita a Dom Eusébio que era Bispo da Arquidiocese de Florianópolis, foi escolhido o nome de Casa da Providência.

Devido a grande quantidade de pessoas, foi necessário construir uma casa maior, com 400m² e capacidade para acolher 450 pessoas sentadas. Hoje na casa da Providência são realizadas missas, celebrações, grupos de orações da RCC, eventos para casais, encontro de mulheres, tardes de louvores e etc.

Enfim, passou a ser uma Igreja, fazendo parte da paróquia de São Cristóvão, onde recebemos apoio do nosso Pároco, Pe. Davi e demais padres que o auxiliavam. Dona Onélia começou sua missão, 47 anos após receber sua 1ª Eucaristia e a fita do Sagrado Coração de Jesus, exatamente na mesma data: 10 de Agosto. Confirmação de sua missão.

D. Onélia partiu para a casa do Pai em 08/10/2014 deixando a frente da coordenação seus filhos, que prezam por manter o acolhimento e atendimento as pessoas conforme ela mesmo sempre o fez com tanto carinho e amor.

Localização

Rua João Baptista, 1207 – Bairro Salseiros

Programação semanal

Terça-feira
08h as 18h – Atendimento

Quarta-feira
20h – Reunião dos Servos

Quinta-feira
08h as 18h – Atendimento

Sexta-feira
20h – Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica
20h – Santa Missa (toda a segunda sexta do mês)