História da Paróquia

A Capela São Cristóvão, pertencente à Paróquia do Santíssimo Sacramento, foi criada em 1959. Por Decreto de Dom Afonso Niehues, de 18 de fevereiro de 1968, a Capela de São Cristóvão foi elevada à categoria de Paróquia, com território desmembrado, em sua totalidade, da Paróquia do Santíssimo Sacramento.

Em 1969, a partir do segundo semestre, durante a ausência do Pároco, Pe. Taehcyl Tavares, que foi fazer um Curso de Sociologia, em Roma, assumiu, interinamente Pe. Osmar Pedro Müller.

Em 21 de abril de 1980, com a transferência de seu Pároco, Pe. Raul de Souza, para a Paróquia Santo Antônio, de Campinas, São José, e “não sendo possível preencher a vaga imediatamente, por falta de Sacerdote, a Paróquia São Cristóvão foi submetida à jurisdição do Vigário da Paróquia do Santíssimo Sacramento”, assim permanecendo até 26 de janeiro de 1981, quando teve novamente seu Pároco próprio, o Pe. João Pivatto, recentemente ordenado, na Paróquia de Navegantes/SC.

Desde o dia 30 de janeiro de 2011, a Paróquia passou a ser administrada pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – SCJ. A Missa, na qual tomou posse o Pe. Nelson Tachini, SCJ, foi presidida por Dom Murilo Krieger, nosso antigo Administrador Apostólico (Bispo).

A Congregação está presente na Arquidiocese desde 1905, quando assumiu a paróquia São Luiz Gonzaga, em Brusque. Além dela, também estão presentes nas paróquias: São José, em Botuverá; N.Sra. de Guadalupe, em Florianópolis; e N.Sra. do Perpétuo Socorro, em Guabiruba, entre outras.

Atualmente, temos Padre Hélio Feuser como pároco, e Padres Nivaldo Souza, Afonso Molinari e Sérgio Costa como vigários.

Localização
Rua Odílio Garcia, 456 – CEP: 88310-180
Bairro Cordeiros – Itajaí/SC