Catequese Matrimonial

O Sacramento do Matrimônio é o sacramento que consagra a união entre o homem e a mulher, onde dois se tornam um. O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” (Gn 2, 18). Já no início da Sagrada Escritura, Deus se faz presente nas aspirações do ser humano – “Não é bom que o homem esteja só”. E então o Deus criador, une o homem e a mulher para se completarem em uma “…ajuda que seja adequada”. Deus já havia criado tudo e viu que era bom (Gn 1, 27-30) . E coloca o homem e a mulher acima de toda a criação (Gn 1, 28, 30).

A Igreja de Cristo administra o matrimonio como um dos sete sacramentos. Por meio deste sacramento se contrai a união entre o homem e a mulher.
Como gesto sacramental de santificação, a celebração litúrgica do Matrimônio deve ser válida por si mesma, digna e frutuosa. (CIC §1622)

Dentro da pedagogia catequética, é importante salientar que o sacramento do matrimônio é de validade quando os noivos estão de livre e comum acordo em se casarem. Além do que, são os próprios nubentes, ministros deste sacramento. São os noivos que se casam. Embora que as igrejas orientais estejam em plena comunhão com a Igreja de Roma, sua tradição implica na benção sacerdotal.

Coordenação Paroquial: Sérgio e Cinara Russi
Telefone (47)99777-7104