N. S. Aparecida

História

Em 1960 chegava a localidade de Espinheirinhos, próxima a Rod. Jorge Lacerda, em Itajaí, o Sr. Bruno e Dona Bernardina com sua família buscando instalar-se para trabalhar na terra.

Na época a localidade era pobre e pouco oferecia àqueles que ali se instalavam, mas unidos pela fé que depositavam em Nossa Senhora Aparecida lutaram contra as adversidades impostas pelo destino. Sentiram que somente a união da comunidade estabeleceria um processo de realização e assim aconteceria se contassem com a ajuda de Nossa Senhora, iniciando um contato entre as pessoas que ali residiam na casa do Sr. Bruno, para a oração do santo rosário em torno da imagem da santa, a qual era relicário da família.

A fé crescia e a comunidade também, mas um marco existiu nessa estrada; o Sr. Bruno havia contraído uma doença que os médicos não conseguiram curar, porém, com a fé contida em Nossa Senhora Aparecida, ele reestabeleceu sua saúde. Por todo o acontecido, o Sr. Bruno doou um terreno ao lado da sua casa para a construção de uma capela, objetivando melhor reunir a comunidade para pedir e agradecer a Nossa Senhora, que os confortava. Apesar das muitas dificuldades, mas com a ajuda da comunidade a capela foi construída, embora de pequena e tendo por padroeira Nossa Senhora Aparecida. Aquela capela que abrigava todos os fiéis foi dirigida pelo Monsenhor Vendelino, pároco da igreja matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí.

Como que para provar a fé daquela gente e por motivos até hoje desconhecidos, um incêndio destruiu totalmente a capela juntamente com a imagem da santa padroeira, o que entristeceu, mas não desmoronou a fé inabalável daqueles fiéis.  Logo após o sinistro, com a comunidade muito maior e mais unida no mesmo local foi construída outra capela ainda maior para abrigar mais devotos e que recebeu da cidade de Aparecida do Norte uma nova imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Hoje é outro tempo, mas todos aqueles que caminhavam juntos na fé concretizada nos templos construídos, guardaram as recomendações das provações pelas quais passaram e lembram com amor e carinho o apego pelo que é sagrado.  A religiosidade e a crença geram o amor ao próximo e a união entre os homens, para o que não há barreiras nem limites e é onde se alicerça a maior edificação baseada na fé, a família.

Localização

Rod. Jorge Lacerda, KM 04 – CEP: 88300-00
Bairro Espinheiros – Itajaí/SC

Programação semanal

Quinta-feira
20h – Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica

Sexta-feira
19h30 – Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus (primeira sexta-feira do mês)

Sábado
18h30 – Santa Missa ou Celebração da Palavra